sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Assim na Terra como no Céu! (II)


Pe. David Francisquini *

A doutrina, os ensinamentos e os sacramentos da Igreja Católica elevam o homem à vida sobrenatural e o fazem conhecer as verdades da fé. À Igreja cabe civilizar a humanidade, tornando a mensagem do Evangelho presente na arte, na música, na arquitetura, na escultura, na pintura, no desenvolvimento econômico, social, político, jurídico, nas ciências naturais e humanas.

Ela propicia assim o ambiente para que o homem desenvolva seus talentos e as sociedades tendem à perfeição, obtendo o grau de felicidade possível neste vale de lágrimas, antecipação do gozo do Céu.

Ainda se pode notar muitos elementos disso no continente europeu, cujos alicerces foram profundamente marcados pelos sinais da fé católica [como na foto acima], que aprimora e completa a Lei natural, inserida por Deus na própria natureza humana. Tal lei inclina o homem a praticar o bem.

De outro lado, devido ao pecado original, existe também no homem uma tendência arraigada que o impele ao vício, agravada pelas quedas no pecado e pelas tentações provocadas pelo demônio. O homem tem sede de absurdo e de pecado, por ter sido sua natureza vulnerada pelo pecado de soberba e de desobediência de nossos primeiros pais, Adão e Eva.

Um regime comunista — como o vigente além da antiga Cortina de Ferro, e atualmente na China, em Cuba [foto da capital, Havana] ou do neocomunismo bolivariano de Chávez na América Latina —, poderia ser classificado como aquele cujas leis e costumes são moldados visando impulsionar, em toda a medida do possível, os efeitos do pecado original na sociedade, impedindo qualquer bom movimento dela rumo a Deus.

Tais regimes promovem perseguição religiosa, procuram por todos os meios a extinção da fé, levam os homens à blasfêmia e criam obstáculos para a normal e pacífica celebração do culto, além de espalhar toda sorte de vícios, tendentes ao completo desregramento dos homens. Por isso, tais regimes antinaturais e anticristãos surgem e se mantêm pela força.

Sua conseqüência? — A barbárie da qual decorrem a decadência, a preguiça, o caos mental, a violência, a loucura, o suicídio, a bebedeira, o autoritarismo, as injustiças de toda ordem, a miséria, a sujeira. Nada funciona e as doenças proliferam. Há fome, guerras, rebeliões, massacres, campos de concentração.

São regimes cuja missão é construir uma sociedade inteiramente oposta aos dez Mandamentos da Lei de Deus. Rejeitam a propriedade privada, invadem a esfera privada do indivíduo e da família, propagam o amor livre e toda sorte de vícios para causar a completa dissolução da família. A Terra transforma-se numa imagem do inferno.
______________
(*) Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria, Cardoso Moreira - RJ

Nenhum comentário: